quinta-feira, 13 de setembro de 2007

PRESSÃO DOS PNEUS

Texto retirado do site: bikemagazine.com.br

Uma dúvida frequente entre ciclistas é a pressão correta da calibragem dos pneus.

A pressão correta não é um número fixo, imutável. A calibragem correta depende muito de alguns fatores que devem ser levados em consideração.

Em geral os pneus de speed são calibrados entre 80 libras psi e 110 libras, podendo chegar a 130 libras em caso de competição em bom piso. Alguns modelos - como os tubulares - podem chegar até 160 libras psi.
No caso das mountain bikes, a calibragem pode variar desde 25 até 60 libras psi, dependendo do pneu. A pressão a ser usada nos pneus depende muito do peso do ciclista, do tipo de pneu, das condições atmosféricas, do piso e do uso que se vai fazer.

O pneu dianteiro pode ser calibrado de 15-20% mais murcho que o traseiro para ajudar a amortecer as imperfeições do terreno e poupar os braços de impactos, especialmente no caso das speed e das mountain bikes sem suspensão dianteira.

Algumas considerações na hora de escolher a calibragem:

*Quanto mais leve o ciclista menos pressão é necessária nos pneus;
*Quanto mais liso e perfeito o piso, maior pode ser a calibragem;
*Menos pressão nos pneus significa mais atrito com o chão, portanto maior aderência;
*Maior pressão significa menos contato com o chão, portanto menos aderência, e em contrapartida, maior velocidade da bike;
*Quanto mais fino o pneu, mais pressão ele admite;
*Sob chuva um pneu mais murcho terá maior aderência ao terreno.

A calibragem correta para os pneus de sua bike vem da combinação dos fatores acima.O melhor é cada ciclista fazer testes com várias calibragens e ver a que melhor se adapta a seu estilo e à necessidade do momento. Aumente ou diminua a pressão de seu pneu de 5 em 5 libras para ter parâmetros de comparação.

Vale lembrar: pneus excessivamente murchos são mais propensos a furos e se desgastam mais, e pneus mais cheios transmitem mais impacto ao ciclista, são mais lisos na chuva, em contrapartida tornam a bike mais rápida.

Última dica: Evite encher seu pneu com bombas manuais elas foram criadas para consertos de emergência. O ideal para calibrar é usar bombas de pé ou mesmo compressores em postos de gasolina. O movimento de vaivém das bombas manuais fazem a válvula balançar e com o tempo vai ocasionar o rompimento na junção da válvula com a câmara.

5 comentários:

Unknown disse...

Léo, essa foi a melhor matéria desse blog. Sempre soube de tudo isso mas,o bom mesmo é certificar-mos com uma escrita técnica como essa.A parte da "bomba" mesmo eu não sabia.
Abraços.

Unknown disse...

NEM EU!

Anônimo disse...

Ai moçada estou prestes a iniciar na bike speed após um longo treino em uma mountain bike modificada para asfalto. Podem me ajudar em algo. Abraços.

Anônimo disse...

Adquiri uma bike speed Strada 18 v da Caloi, a qual vou chamar de "Ferrari". Acabei de levar a danada para montagem e amanhã vou meter a botina nela. Gostaria de receber algum comentário a respeito da bike. Abraços.

Caio Ladislau disse...

Cara ficou bom o post, acho q melhoraria se você colocasse imagens dos tipos de bicicletas.